Sobre o NCC

Natal: CinemaCidade é um trabalho de pesquisa e criação sobre as relações entre a imagem e a territorialidade presente nos filmes que registram a cidade do Natal (RN) e seus arredores em suas mais variadas dimensões.

 

​Um projeto que investiga os modos de representação, discurso, espaço, imagem e imaginação, com o objetivo de cartografar a dinâmica cinema-cidade. Uma proposta de mediação que parte das quatro zonas da capital como recorte imagético-espacial, em direção à recontextualização das imagens que constroem a cidade e da cidade que convoca as imagens.

 

A partir deste dispositivo artístico, apresentamos quatro trabalhos que se encontram na intersecção entre o ensaio e o audiovisual:

 

​ETAPA 1 .

 

Uma mostra de filmes com 16 curtas-metragens que se propõem a demarcar a vida nas quatro zonas da cidade. 

 

Dois filmes-ensaio inéditos que rearranjam os filmes potiguares e a cidade do Natal num movimento de construção de outras narrativas urbanas possíveis.

 

ETAPA 2 .

Uma exposição virtual que apresenta experimentos visuais sobre o estado da produção audiovisual local, um pensamento em movimento sobre a cidade do Natal.

 

E o lançamento de três ensaios que articulam novas reflexões estéticas e sentimentais sobre a cidade-cinema, realizada por pessoas que pesquisam e realizam audiovisual na cidade.