Sobre os ensaios

Em colaboração ao trabalho de pesquisa e criação do projeto Natal: CinemaCidade, convidamos três profissionais que pesquisam e realizam audiovisual na cidade. Nossa intenção foi estimular o pensamento e a escrita sobre os filmes feitos aqui, motivando uma reciprocidade entre o ensaio escrito, o cinema e a cidade do Natal.

Nesta primeira edição, Helio Ronyvon escreve o texto A Natal que se faz em mim, um convite aos leitores para um passeio por Natal e suas bordas a partir das vidas e histórias individuais representadas em sua cinematografia.

 

Já Jayne Pereira com o ensaio Percorrendo Natal pelas vias do audiovisual traz como foco a produção audiovisual local que lança o olhar para regiões menos privilegiadas e que apresentam conflitos urbanos e problemáticas sócio-ambientais evidentes.

E no texto Um convite à paisagem sonora urbana e cinematográfica de Natal, Veruza Ferreira propõe uma discussão sobre como as paisagens sonoras da cidade do Natal são retratadas em determinadas locações cinematográficas dos filmes Rap presenta e Estrondo.

GIF (3).gif

Um convite à paisagem sonora urbana e cinematográfica de Natal 

Sobre as ensaístas

Hélio Ronyvon.jpg

Helio Ronyvon

helioronyvon@gmail.com 

Graduado em Rádio e TV e mestre em Estudos da Mídia. Roteirista dos longas Todas as Cores do Branco e Meu Sofá, e dos curtas No Fim de Tudo e Três Vezes Maria. Diretor e roteirista de Sêo Inácio (ou o Cinema do Imaginário) e produtor executivo de Abraço de Maré. Foi assistente criativo na Chatrone, criadora das séries Gaby Estrella e Juacas, e do longa Festa no Céu.

Jayne Pereira.jpg

Jayne Pereira

jayne.lp@gmail.com 

Arquiteta urbanista e realizadora audiovisual independente, adentrou no universo do audiovisual durante a graduação, aprofundando suas experimentações durante seus estudos na Filadélfia (EUA). Considera o documentário uma forma de apreender realidades sensorialmente, sejam inusitadas, belas ou hostis.

Veruza Ferreira.jpg

Veruza Ferreira

veruzaferreira12@gmail.com 

Professora, doutoranda e mestra pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia da UFRN. Licenciada em Artes Visuais, pela mesma instituição. Desenvolve criações artísticas em artes visuais, pesquisas na área de mídia audiovisual e cinema com interseções entre estética, cultura visual e artes.